Integrantes do Grupo

Ahmad Abdouni; Ana Luiza Fatala; Daniel Fonseca; Flávia Di Gregorio; Lívia Rizzi; Luiza Mendes; Nicolas Medeiros; Vitória Mendes.

26 de agosto de 2009

Dificuldades para viabilização e elaboração do projeto


Apesar dos grandes benefícios trazidos com a criação de uma organização não-governamental (ONG), existem muitas dificuldades para a viabilização e elaboração desses projetos.
Uma grande dificuldade evidente é a grande burocracia existente no processo de elaboração dessas organizações que por muitas vezes atrapalham a criação de uma ONG que possui uma grande importância na tentativa de construir uma sociedade democrática que todos sonham.
Outro problema existente é também a captação de recursos que nunca esteve em tão evidência no terceiro setor como nos últimos anos. O motivo para tal postura adotada pelas entidades é o fato de que o terceiro setor cresceu no país e, com isso, a concorrência entre as ONGs por um apoio e recursos financeiros, também.
São muitas as entidades em busca de verba para seus projetos e atividades. De acordo com uma pesquisa divulgada no final de 2004 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizada em parceria com Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Abong (Associação Brasileira de ONGs) e GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), com base no Cadastro Central de Empregos (Cempre) e no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), em 2002, existiam mais de 276 mil instituições privadas sem fins lucrativos no país. Nos últimos seis anos, o número de organizações sociais no Brasil subiu 157%: pulou de 107 mil para 276 mil, sendo que São Paulo é o Estado com o maior numero de entidades: 21% do total das ONGs.
Além disso, as entidades que têm como foco o desenvolvimento e defesa dos direitos quadruplicaram no período: 11 mil para 45 mil. Entre as que defendem direitos, destacam-se as associações de moradores (14,6 mil em 2002, crescimento de 337%) e centros e associações comunitários (23,1 mil, com crescimento de 335%). E tudo isso ocorreu recentemente, o estudo do IBGE aponta que as organizações do terceiro setor em geral são novas: 62% foram criadas após 1990.
Porém, esses obstáculos são muito pequenos, diante das imensas mudanças e conquistas que uma organização como essas, pode conseguir.

0 comentários on "Dificuldades para viabilização e elaboração do projeto"

Postar um comentário

 

SOS Mulher! Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez